eCUESTA

 
CURIOSIDADES SOBRE O HOMEM ARANHA

 | Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por: Radar eCuesta - Imagem: Portal eCuesta



O Homem Aranha é um dos heróis favoritos de muita gente, mas há muitas coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre o “amigão da vizinhança”. Confira agora algumas curiosidades que você possivelmente não conhecia sobre o Homem Aranha.

TENTOU SER UM MEMBRO DO QUARTETO FANTÁSTICO

Logo na primeira edição da revista The Amazing Spider-Man, Peter Parker tentou uma vaga no Quarteto Fantástico. Mas grupo não queria ser chamado de Quinteto. Apesar de não ter conseguido um lugar na equipe, o Aranha vê no Tocha Humana um dos seus grandes amigos. E anos depois, ele conseguiu fazer parte de uma equipe com a família da Marvel.

MÚSICA TEMA DO DESENHO ANIMADO DO HOMEM-ARANHA

Quem fez a música tema da série animada do Homem Aranha foi ninguém mais, ninguém menos, que Joe Perry, o principal guitarrista do Aerosmith.

LEONARDO DICAPRIO QUASE INTERPRETA O SPIDER

A batalha pelos direitos para transformar o Homem Aranha em um filme rolou em Hollywood por anos, passando por vários estúdios de cinema, quase saindo do papel algumas vezes, mas morrendo antes de gritarem “ação” pela primeira vez. Em uma das tentativas, que chegou bem perto de se tornar realidade, o diretor James Cameron, de “Titanic” e “O Exterminador do Futuro 2” escreveu um roteiro que atualizava o personagem para o cinema. Durante um tempo, o diretor tinha em mente utilizar o vilão Doutor Octopus, que seria vivido pelo ator Arnold Schwarzenegger.

Não sendo o bastante, por algum tempo, o ator Leonardo DiCaprio era o favorito para vestir o uniforme do herói e estrelar a produção. Novamente, por causa de problemas legais, o filme acabou não sendo feito. Tudo só foi resolvido um tempo depois, quando a Columbia Pictures, divisão da Sony, conseguiu os direitos.

Outros atores foram cotados para interpretar o Aranha, são eles: Ben Affleck, Freddie Prinze Jr., Heath Ledger, Jude Law, Chris Klein, Ewan McGregor, Nicholas Brendon, Colin Farrell, Jay Rodan, James Franco, Scott Speedman e Wes Bentley. O diretor Sam Raimi assumiu a cadeira de diretor e um dos melhores amigos de DiCaprio, Tobey Maguire, acabou ficando com o papel de Peter Parker.

ERROS DE TRADUÇÃO

Hoje em dia erros de tradução são muito raros, tanto nos filmes quanto nos desenhos, mas nos anos 90 isso era muito comum, e o do Homem Aranha possui algumas pérolas muito engraçadas. Wolverine foi traduzido como Lobão, o Justiceiro era o Vingador e mais tarde foi chamado de "O Carrasco". Mas o pior de todos foi o Demolidor, que cara, chamava "Atrevido".

STAN LEE E A SUA RUA

Tanto o criador Stan Lee quanto o seu personagem, nasceram e foram criados no bairro do Queens, em Nova York. No mesmo endereço de Peter Parker (Rua Ingram, no. 20), mora o casal Andrew e Suzanne Parker, desde 1974. A coincidência não acaba por aí: o nome do vizinho da família Parker é Terri Osborne, sobrenome muito semelhante ao do cientista do filme Norman Osborn, que se transforma no Duende Verde, inimigo do herói.

A PRIMEIRA HISTÓRIA EM QUADRINHO DO HOMEM ARANHA

A casa de leilões Heritage Auctions, em Dallas, disse que um raro exemplar de uma história em quadrinhos, com a primeira aparição do Homem Aranha, foi vendido por US$ 454.100,00. O comprador sortudo foi um anônimo milionário, e só custava 12 centavos na época de seu lançamento.

A PRIMEIRA APARIÇÃO NO BRASIL

O amigão da vizinhança lançou suas teias pela primeira vez no Brasil em 1968, no Álbum Gigante (4° série) 11, da antiga Ebal – Editora Brasil-América. Hoje, a revista é um item raríssimo, sendo muito disputada em sites de leilões mundo afora. Ao longo das décadas, o aracnídeo estrelou mais de dez revistas próprias no Brasil (sem contar dezenas de edições especiais, almanaques e minisséries) e passou pelas seguintes editoras: Eba, Bloch, RGE (Rio Gráfica Editora), Abril e atualmente tem suas histórias publicadas pela Panini.

UM VINGADOR

Apesar de a equipe da Marvel contar com uma quantidade absurda de heróis da editora, alguns dos maiores personagens do universo se tornaram Vingadores há apenas alguns anos. Mesmo sendo considerado um Vingador reserva nos anos 80, somente na metade dos anos 2000 que o Homem Aranha se tornou um membro fixo da equipe. Ao lado de Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Wolverine, o Aranha participou de grandes momentos na equipe, inclusive a épica saga Guerra Civil.

O PRIMEIRO VILÃO QUE O HOMEM ARANHA ENFRENTOU

O primeiro adversário do nosso aracnídio não foi nenhum “peso-pesado”. O privilégio coube ao Camaleão, um espião da antiga URSS que vendia segredos dos Estados Unidos chamado Dimitri Smerdyakov. Como o próprio nome diz, ele era um mestre dos disfarces. No início ele se “transformava” usando máscaras. Depois, criou um soro que tornava sua pele maleável – podendo assumir a aparência que quisesse – e um cinto computadorizado capaz de mudar suas roupas.

Em uma de suas aparições mais marcantes, criou dois seres idênticos aos pais de Peter Parker. Como queria vingar a morte de Kraven, o Camaleão achou que o jovem fotógrafo, por ser muito ligado ao Aranha, revelaria a identidade secreta de seu “amigo”. O plano deu errado, e o Aranha derrotou o vilão.

O VILÃO QUE CHEGOU MAIS PERTO DE DERROTAR O HOMEM ARANHA

“Kraven, o Caçador” na história intitulada A última caçada de Kraven, de 1987 (lançada no Brasil pela editora Abril em 1991). O vilão, cansado de ser humilhado, dopa o Aranha e o enterra vivo por duas semanas, apenas para provar que é capaz de vencê-lo. Durante esse período, se veste como o herói e sai por Nova York arruinando a sua imagem. Quando finalmente acorda, o Homem Aranha consegue se desenterrar e ir atrás do inimigo. A aventura tem um desfecho trágico: Kraven acaba se suicidando com um tiro na boca.

PRIMEIRO GAME

O primeiro jogo do Homem Aranha (e de um personagem da Marvel Comics) foi lançado em 1982, para o Atari 2600. Nele, você controlava o herói, escalando um imenso arranha-céu e tendo que desviar de bombas jogadas pelo Duende Verde.

PAIS DO PETER

Em uma trama que foi um tanto modificada para os novos filmes, em vez de os pais do Peter terem apenas morrido em acidente aéreo, sua morte ganhou tons mais grandiosos. No final da década de 60, uma edição de The Amazing Spider-Man revelou que Richard e Mary Parker eram agentes secretos do governo americano, mais precisamente da S.H.I.E.L.D.

Como se isso não fosse suficiente, em 1997, uma história curta mostra uma missão do casal, em que a mãe do Homem Aranha salva a vida de um amigo agente apenas conhecido como “Agente Dez”. Mais para o final da trama, é revelado que o tal Agente Dez, ou Agente X, é o Wolverine, futuro companheiro nos Vingadores do filho dos Parker. Detalhe: a missão aconteceu enquanto Mary já estava grávida, fazendo da história o primeiro encontro entre o mutante e o Aranha.