eCUESTA

 
A VERDADE SOBRE O SITE TELEFONE.NINJA

 | Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Fonte: Boatos Info - Imagem: Reprodução | Telefone.Ninja



Nos últimos dias, a corrente sobre o site telefone.ninja tem circulado de forma intensa no Whatsapp. Pessoas, preocupadas com a exposição de dados, estão compartilhando o site para que seus amigos e contatos façam o pedido de remoção de seus endereços e telefones da lista.

Logo após a ampla divulgação do site Telefone Ninja, diversos sites de notícias sérias como a Veja, O Dia, UOL Tecnologia e Exame, começaram a veicular que o site do Telefone Ninja é um golpe de Phishing para roubar dados de quem o acessa. O jornal O Dia chega a dizer que as informações passadas, sobre o golpe, vieram de agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), mas não fornece nenhum link da DRCI que possa realmente comprovar o alerta.

Sim, até mesmo sites de notícias ditos confiáveis devem fornecer mais detalhes sobre a forma como adquiririam as informações. Não podem, como se fossem jornalistas amadores, dizer simplesmente: "segundo agentes da DRCI" , sem dar identificação do tal.

Ora, se a DRCI está emitindo um alerta, onde está esse alerta? Por que somente foi passada a informação ao jornal O Dia e em nenhum outro local ou canal da própria Delegacia de Repreensão aos Crimes de Informática?

Ao que parece, a grande mídia foi enganada por um boato, também circulando no Whatsapp, dizendo que o site Telefone Ninja é usado para fraudes, podendo danificar seu dispositivo usado para o acesso e roubar seus dados. O boato segue dizendo que o link do telefone Ninja é um vírus que serviria para confirmar usuários válidos, associando o numero do IP de acesso com os dados pesquisados. Seria, de acordo com o confuso boato, uma tentativa de "phishing".

A VERDADE SOBRE OS SITE TELEFONE.NINJA

Quem é o dono do site Telefone.ninja? - O resultado da busca pelo registro do site Telefone Ninja em ferramentas de Whois, mostra que o site está registrado em nome de uma empresa chamada Bytecode tech inc em nome de Ricardo Torres. O endereço, de acordo com o Who.is, seria na Alameda Rio Negro, 545. Esses dados podem ser consultados aqui. Os dados do suposto dono do site Telefone Ninja podem ser falsos ou não.

O site Telefone Ninja é virus? - Provavelmente não. Primeiro porque a técnica descrita no boato como um golpe de Phishing, não é um golpe de Phishing.

Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar a vítima e a fazer revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando a vítima à websites falsos onde são preenchidos, via formulários ou falsos logins o que deseja o hacker.

O escaneamento do site Telefone Ninja. pelo site Vírus Total (site que vasculha uma pagina da internet para saber se há virus escondido, utilizando consultas em diversos sites de antivírus), reporta-o como um site limpo e sem códigos maliciosos. Veja aqui.

Mas se não tem vírus no site, qual o seu objetivo? Por que o site telefone.ninja está disponibilizando os dados das pessoas? A respostas é mais simples do que se imagina. Dinheiro através de anúncios espalhados pelo site.

COMO FUNCIONA O SITE TELEFONE NINJAS?

Basicamente, ele pega dados que constam nas listas telefônicas públicas. Mas é uma base antiga e, em muitos casos, desatualizados. No teste que fiz, inseri meu nome e obtive como resposta os número antigos de meus telefones fixos e celulares. Quando inseri os dados de uma pessoa próxima, retornou endereço e telefone antigos que não mais pertencem a essa pessoa.

Ao contrário do site Tudo Sobre Todos, que já foi matéria aqui no Verdade Absoluta (Site revela endereço de qualquer pessoa pelo CPF ou Nome completo) e que usava como base sites de cobranças de dívidas e cadastros em lojas, o site Telefone Ninja apenas usa a lista telefônica antiga e pública.

Não há nada de ilegal ou imoral no site. Mas a sua viralização nas redes sociais é apenas fruto de desinformação e boatos disseminados pelo medo das pessoas em ter seus endereços e telefones revelados.

Talvez, como forma de retirar o site do ar ou impedir que seja acessado, foi criado o boato de vírus. Mas as pessoas são curiosas e continuam acessando-o mesmo assim.