eCUESTA

 
TRUQUES PARA ECONOMIZAR NA COZINHA

| Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por: Mundo Feminino | Portal eCuesta - Imagem: Google Imagens



Aqui está uma lista daqueles que consideramos os melhores. Quem sabe eles não mudam a sua experiência de cozinha também? São dicas simples, mas que muitas das vezes não sabemos como usá-las!

Mantenha cebola e alho em sacos de papel perfurados - Isso os manterá ventilados, portanto estarão mais frescos e sem mofo por até 3 meses mais (Fonte: The Yummy Life)

"Conserte" batatinhas e biscoitos no micro-ondas - Não jogue fora batatinhas ou biscoitos salgados velhos. Em vez disso, coloque-os no micro-ondas por alguns segundos, mas certifique-se de consumi-los rapidamente, uma vez que o processo de endurecimento acelera quando eles esfriarem.

Transforme o final de um pote de pasta de chocolate em chocolate quente - Aquele pote de Nutella "vazio" não está realmente vazio, não é mesmo? Os restinhos dessa maravilha de chocolate podem facilmente virar um achocolatado delicioso - apenas coloque um pouco de leite quente no pote, feche com a tampa e agite vigorosamente até misturar todo o chocolate. Sirva em uma xícara e aproveite! (Fonte: Pop Sugar)

Guarde abacaxis de cabeça para baixo - Você já comprou um abacaxi fresco e, quando cortou, descobriu que a parte de cima está doce e a de baixo azeda? Isso acontece porque, naturalmente, o processo de maduração começa no topo do abacaxi e move-se para baixo vagarosamente. Para fazer o abacaxi amadurecer mais rápido e ficar doce por inteiro, corte a parte da coroa e armazene-o de cabeça para baixo – os açúcares irão do “velho” topo para o “novo” e acelerarão o amadurecimento. Aproveite o seu abacaxi docinho!

Guarde maçãs com batatas - Maçãs produzem gás etileno, que é eficiente na prevenção de brotos nas batatas

Enrole aipo e brócolis em papel alumínio - Enrolar aipo e brócolis em papel alumínio, sem entrar ar, pode preservá-los por até um mês. Isso acontece porque esses vegetais, quando frescos, possuem a quantidade certa de umidade dentro de si

Guarde alface com papel-toalha - Quando o assunto é alface, ao contrário do aipo, a umidade é inimiga. Um plástico selado com um pedaço de papel-toalha afastará a umidade do alface, mantendo-o fresquinho e delicioso

Mantenha de cabeça para baixo todas as pastas de amêndoas, amendoim, nozes, etc. - Os óleos naturais nessas pastas tendem a subir, deixando a parte de baixo seca e dura. Deixando o pote virado para baixo por alguns dias, você ajuda esses óleos a espalhar novamente, facilitando na hora de mexer e evitando aquela camada seca no fundo (Fonte: The Kitchen)

Evite espaços vazios na geladeira - Sempre que abrimos a porta da geladeira, o ar frio sai e o ar quente do ambiente entra. Isso força a geladeira a trabalhar mais para estabilizar a temperatura, o que pode fazer com que fungos e bactérias propaguem-se com mais velocidade, além de usar mais energia. Se a sua geladeira não está cheia, mantenha alguns recipientes com água dentro dela. A água aquece com menor velocidade que o ar, o que auxilia no processo de manter a temperatura fria

Transforme o resto da maionese em molho para saladas - Sempre que você terminar um pote de maionese, não jogue o resto fora. A maionese que sobra nos lados pode virar um molho para saladas fantástico: adicione azeite de oliva, vinagre, cheiro verde a gosto e chacoalhe até toda a maionese se misturar com os líquidos, resultando em um molho delicioso, fácil, e grátis (Fonte: Manitoba Coupon Maven)

Antes de espremer frutas cítricas, coloque-as no micro-ondas por 15 segundos - Parece estranho, mas as frutas mornas liberam mais suco que as frias (Fonte: Serious Eats)

Envolva o topo das bananas em filme plástico - Bananas soltam gás etileno, assim como as maçãs. O problema disso é que ele as faz amadurecer mais rápido e passar do ponto. Uma vez colhidas, esse processo começa e não pode ser parado. Entretanto, embrulhar a parte de cima da banana em filme plástico atrasa a maturação, pois desacelera a liberação de etileno. Isso é ainda mais eficiente se você separar as bananas do cacho (Fonte: Jill Conyers)

Use a borra do café para fertilizar plantas - O pó de café usado ainda é rico em nutrientes, o que o torna excelente para a fertilização de plantas em vasos, além de afastar caracois e lesmas. Você pode espalhar o pó na terra e misturá-lo em sua camada superior ou fervê-lo um pouco e derramar sobre a mesma

Use um escorredor de macarrão para requentar arroz amanhecido - Coloque o arroz cozido em um escorredor de macarrão e ferva em uma panela com 4 dedos de água. Ele irá esquentar e ficar soltinho de novo!

Faça uma manteiga de ervas pronta para uso - Pique ervas frescas e coloque-as em uma fôrma de gelo, preenchendo-as com manteiga derretida ou azeite de oliva. Isso previne que as ervas estraguem e você terá porções individuais de manteiga de ervas pra usar sempre que quiser – uma delícia (Fonte: Seeds Now)

Replante restos - A base de vários vegetais pode ser replantada. A parte de baixo do aipo, cebolinha, alface e outros podem ser colocadas na água e crescerão de novo (Fonte: The Todd and Erin Favorite Five)

Use o plástico do queijo para mantê-lo fresco - Corte a primeira parte do queijo junto com a embalagem, remova o queijo, e use a embalagem cortada para selar o resto do queijo usando-a como "tampa". Assim, você não deixará mais o queijo secar (Fonte: Jen and Joey | GoGreen)

Tire a casca da manga sem desperdícios - Corte a manga pela metade, pegue um copo e use-o como uma concha para separar a polpa da casca. Você não desperdiça nada e mantem as mãos limpas

Guarde abacates com uma cebola - O enxofre da cebola previne que o abacate oxide e fique marrom. Um pouco de vinagre de maçã ou suco de limão também funciona (Fonte: The Kitchen)

Faça a pizza de ontem ficar fresquinha de novo - Há duas maneiras de fazer isso: Coloque-a em uma frigideira e deixe que o óleo na massa a faça ficar crocante novamente, ou coloque-a no micro-ondas com um copo de água. Essa segunda opção não é tão eficaz, mas é mais rápida

Gostou das dicas? Se você tiver mais dicas, envie para nós para o e-mail portal.ecuesta@gmail.com que a publicaremos futuramente em outra matéria