eCUESTA

 
BOFETE - MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

| Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por:Direto da Reedação | José Antonio Nicola - Imagem: Reprodução | Elias Antunes da Silva



O prefeito de Bofete Dr. Dirceo Antonio Leme de Melo (PTB), o vice Elias Antunes e o gerente de Turismo Nicola participaram na segunda-feira dia 12 de junho/2017 de uma reunião na Secretaria de Turismo do governo SP com o Secretário Dr. Laércio Benko e o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) para tratar da inclusão de Bofete no MIT - Município de Interesse Turístico. O deputado Fernando Capez enalteceu a bela paisagem do município dizendo que Bofete deve estar entre os municípios de interesse turístico com apresentação de projeto de lei de sua autoria nesse sentido.

Já o secretário de Turismo Dr. Laércio Benko se comprometeu em tornar esse sonho do município de integrar o MIT em realidade num breve espaço de tempo e tudo fará ao seu alcance para que Bofete seja contemplado e, uma vez integrando o MIT o município poderá receber cerca de R$ 550 mil reais por ano para investir no turismo local.

Por fim, o prefeito de Bofete Dr. Dirceo agradeceu o amigo Deputado Fernando Capez que está apadrinhando o município de Bofete nessa empreitada de integrar o MIT, agradecendo também a receptividade do secretário Dr. Laércio Benko e a sensibilidade de entender que o município de Bofete tem todas as condições necessárias para integrar o seleto grupo do MIT, pois a nova administração preparou toda a documentação com lei municipal instituindo o Planditur - Plano Diretor de Turismo – Lei Complementar nº 94/2017, estudo de demanda turística, inventários, atas de reuniões do Conselho Municipal de Turismo entre outros documentos de suma importância para que o município de Bofete possa estar apto a ser incluído no MIT, além dos atrativos turísticos naturais que compõem a beleza do nosso território abençoado por Deus, finalizou com entusiasmo o prefeito de Bofete Dr. Dirceo de Melo.

O QUE É O MIT – Município de Interesse Turístico?

Segundo o site da Secretaria de Turismo “Em 07/04/2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição 11/2013, que foi encaminhada pelo Governador Geraldo Alckmin, a qual dá nova redação ao artigo 146, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

Dessa forma, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional.

Na prática, esta iniciativa do Executivo institui que 140 municípios serão de interesse turístico. Todos os municípios, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil.”