eCUESTA

 
LIGAÇÕES ENTRE FIXOS E CELULARES FICARÃO MAIS BARATAS

| Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por:Sabrina Craide | Repórter da Agência Brasil - Edição: Roberto Singer - Imagem: Portal eCuesta



Após anunciar que o preço das ligações feitas de telefone fixo para celulares ficaria, em média, 1,33% mais caro a partir de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) afirmou nesta quarta-feira (15/02) que um corte nas tarifas de interconexão (remuneração do uso de rede) vai reduzir o valor final das chamadas locais e interurbanas.

A redução da tarifa passa a valer a partir do dia 25 de fevereiro. Os valores das chamadas locais terão redução de 16,49% a 19,25%. Já para as ligações interurbanas, a queda será de 7,05% a 12,01%. A redução será sobre o preço que passou a valer em janeiro: a Vivo havia aumentado a tarifa do plano básico fixo-móvel em 2,28%; a Oi, em 1,67%; e a Claro, em 0,88%.

Segundo a ANATEL, houve uma mudança no cálculo da tarifa de conexão, usada para subsidiar a instalação de redes, e desde o ano passado ela é cobrada levando em conta o custo real das empresas, por exemplo, quanto ela gasta com equipamentos e organização interna. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem acontecer até 2019, segundo previsão da ANATEL.

Por determinação da agência, ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores.