eCUESTA

 
DICAS PARA SUA COZINHA PARECER MAIOR

| Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por: Denise Helena


Que os imóveis estão cada vez menores, isso não é novidade alguma, mas não é por isso que a decoração tem que ser sem graça e estilo. Na verdade, imóveis pequenos, entre 30 e 60 metros quadrados, já são muito comuns, principalmente devido a alta demanda no mercado por localizações em grandes cidades, e aquele sonho de se ver livre do aluguel.

Mas, quem vive em casa ou apartamento pequeno sabe que a cozinha é um dos ambientes que mais sofre com a falta de espaço, porém, a boa notícia é que com algumas dicas e truques simples, dá sim, para não ter nenhum ataque de claustrofóbia, ou seja, é possível ganhar um ambiente mais amplo, ou que pareça mais amplo, quer saber como?

Antes de mais nada, é bom ter em mente que não é porque o ambiente é pequeno que ele precisa ser desorganizado, muito pelo contrário, é quando mais precisa ser funcional, com cada cantinho sendo aproveitado. Para isso, a primeira coisa a ser feita é planejar, para isso, aproveite as dicas desse artigo, com tudo anotado, vai ser mais fácil tomar as decisões corretas e ficar feliz com o resultado final quando seu apartamento estiver prontinho, lindo e organizado.

Antes das dicas de decoração, vale levar algumas dicas práticas de organização, que também ajudam a deixar o local mais funcional e bem aproveitado, tais como:

Procure não guardar ou comprar coisas inúteis ou que sabe que nunca vai usar, ou mesmo, só uma vez e olhe lá. Às vezes vale mais a pena dar algum desses itens a alguém e pedir emprestado nas raras vezes que precisar usar. Muitas vezes esses itens acabam ocupando muito espaço no apto, o qual poderia até ser ocupado com algum outro item mais útil. A regra é simples; se tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, é porque é inútil, faça uma doação ou coloque a venda na internet.

Lance mão de estratégias para organizar algumas coisas com mais praticidade, ao invés de deixar tudo jogado pela casa ou por cima dos móveis, como recipientes ou até alguns móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos secretos para guardar objetos.

DICAS
› Quanto mais simples a decoração for, melhor o resultado final, por exemplo, se a cozinha for muito pequena, aposte em móveis com design mais simples, para não correr o risco de poluir ou pesar o visual.

› Seus armários possuem portas de madeira? Uma dica é substituí-las por vidro translúcido, além de deixar visíveis as paredes de trás do móvel, aumentando a visão horizontal, vão fazer com que o ambiente pareça mais amplo.

› Opte por móveis mais baixos, acredite, itens como cadeiras, mesas, bancos e outros móveis e eletrodomésticos mais baixos deixam uma porção maior da parede a vista e ajudam a diminuir o "volume" visual.

› Uma outra dica é comprar (ou pintar, caso já tenha) os móveis (armários, mesas e bancadas) da mesma cor das paredes – de preferência, claras-, para tornar os limites visuais mais suaves.

› Outra boa dica é investir em prateleiras abertas, e sem suporte aparente, que também ajudam a deixar o visual mais leve e amplo.

› Procure usar elementos mais chamativos de decoração no alto, assim, estará desviando o olhar para o teto, isso faz com que a paredes pareçam mais afastadas.

› Uma boa iluminação pode fazer maravilhas, assim, invista em um ambiente ensolarado e mais claro, para passar a sensação de maior amplitude ao ambiente, além de torná-lo mais agradável e aconchegante ao olhar.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão? Dê sua sugestão, crítica ou comentário. Sua opinião é importante!