eCUESTA

 
DECORE O QUARTO DO BEBE GASTANDO POUCO

| Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil
Por: Vaulíria Singer - Imagem: Google Imagens


Não precisamos limitar nossas opções de decoração por causa da crise, principalmente quando se trata do quarto de bebê, que deve ser preparado com carinho e capricho para a chegada do novo membro da família.

Pensando assim, apresentamos a seguir algumas ideias para você decorar o quarto de bebê com bom gosto e economia.

AS PRIORIDADES

Antes de qualquer coisa, faça uma lista com itens que podem compor o quarto do seu bebê, como por exemplo, o berço, o guarda-roupas, a poltrona, os objetos de decoração (ursinhos de pelúcia, brinquedos, almofadas), o sofá, a cômoda, o trocador, o kit para higiene, a mesa, a cama de apoio, o tapete e as cortinas.

Estes são os itens que normalmente encontramos em quartos de bebê. Procure eliminar aqueles que você não vai usar, ou aqueles que podem ser incorporados ao quarto mais tarde. Comprar tudo de uma vez só para deixar o quarto “completo” pode ser um gasto muito grande e desnecessário, já que alguns itens não serão usados, pois podem ser improvisados ou trocados por algo que você já possui.

AS CORES DO QUARTO

Esqueça combinações de tintas diferentes e papeis de parede. Uma opção barata e que vai deixar o quarto de bebê sofisticado é a combinação de uma única cor de parede com cores diferentes em outros objetos e detalhes do quarto. Você pode combinar um rosa da parede, com um tapete e móveis com detalhes amarelos, por exemplo. O mesmo vale com o azul na parede e detalhes como colchas e almofadas laranjas.

Tapetes, almofadas e colchas com cores que destoam da cor única da parede, por exemplo, podem suprir a “falta de detalhes” da tinta da parede ou o vazio que a falta de um papel de parede proporciona. E, com certeza, são opções que vão fazer com que o orçamento fique mais baixo, já que, mesmo em uma parede elaborada, esses outros elementos provavelmente estariam na sua ideia de decoração de quarto.

MÓVEIS REUTILIZÁVEIS

Muitas vezes temos uma cômoda antiga, um sofá velho, banquinhos descascados que estão na fila para serem doados, ou jogados fora. Se você tem um bebê a caminho, vale mais a pena mandá-los para a reforma e revitalização do que comprar itens novos para o quarto de bebê. Os resultados podem ser surpreendentes. Eles vão voltar com cara de novo e vão ser bem mais baratos que móveis e objetos novos. Além disso, existe sempre a possibilidade de comprar todos esses itens de segunda mão. Sites como OLX e Mercado Livre sempre têm bons vendedores de berços, armários, camas...

A POLTRONA PARA AMAMENTAR

Ainda no embalo dos móveis reutilizáveis, a poltrona de amamentar não precisa ser, exatamente, uma poltrona de amamentar. Como essas poltronas não vão ficar no quarto do bebê por muito tempo uma vez que, normalmente, os bebes param de amamentar depois de uma média de um ano de idade, a poltrona pode ser improvisada por qualquer cadeira que tenha braços e que seja confortável para a mamãe.

O KIT PARA HIGIÊNE

Muitas lojas especializadas vendem os kits para higiene do bebê prontos e eles podem custar muito caro. Você não precisa comprá-los das lojas, é só fazê-los de improviso. Você só vai precisar de qualquer bandeja, garrafa d’água e potes para algodão e cotonetes e poderá ter um kit personalisado!

O MÓBILE

Para as mamães que não dispensam um móbile para distrair e manter o bebê calmo, eles podem ser feitos à mão, com barbantes, canudos, arames, papel, ou plástico colorido.

  • Recorte as figuras para o móbile em formatos de sua preferência com material, ou papel resistente;
  • Corte pedaços de arame para cada figura;
  • Prenda o arame na parte de cima central de cada figura de modo que elas fiquem penduradas;
  • Com um cortador de arame, corte um pedaço da parte inferior de um cabide;
  • Entorte cada ponta do arame de cabide de modo que forme duas voltinhas em cada extremidade;
  • Junte dois arames de cabide prontos desse jeito e prenda as figuras nas voltinhas de cada ponta;
  • Pendure o móbile;
  • Além de decorar o quarto de bebê com pouco dinheiro, os toques artesanais podem dar um charme a mais e fazer com que o cômodo do seu filho seja único e especial.